Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 01 de agosto, 2021 - Edição nº 1.232


Colunistas

Ronaldo Werneck
Avião é muito devagar
Sístole & diástole. Contração & descontração. Tempo & contratempo. Entretempo. Tempo contrário tempo. Tudo isso pra dizer o que não se disse. O que poderia ter sido dito e não foi. Como num contratempo – não o do minueto, mas aquele intervalo da fala quando se contracena. Foi assim quando do recente lançamento de meu livro Minerar O Branco na Estação das Letras, no Rio.

Pedro Franco
As árvores morrem de pé

Eis que entra a árvore. Mariana, querida neta e sempre coloco que foi minha aluna, ótima aluna e não menos presenteadora, manda-me árvore bonsai. Como caiu bem! Até porque sempre pensara em ter uma e com as correrias pré pandemia nunca chegava o momento. Recebi e a árvore se tornou minha amiga. Ficou no meu quarto de bagunças, de onde digito agora.

Carlos Trigueiro
A lógica da sedução
Conjeturo. Toda confissão é impregnada de impurezas. De sevícias que o tempo faz, apaga, refaz, deixa, leva ou traz. Dá no mesmo. Não obstante, vasculho mochilas, baús, escaninhos, pilhas, cortinas, brechós e sebos da memória. Aparentemente, honestas intenções, pois de lembrança em lembrança o artífice do meu envolvimento com Larissa foi...

Sheila Sacks
O uso inapropriado do termo genocídio
Políticos, intelectuais e formadores de opinião mal intencionados têm se apropriado do termo “genocídio” para qualificar as mais de 550 mil mortes por Covid-19 ocorridas no país. Mas, o real entendimento sobre o que é genocídio pode ser sentido no que vem ocorrendo na região de Xinjiang, na China, em relação à etnia dos uigures.

Enéas Athanázio
LUCAS DA FEIRA, PRECURSOR DO CANGAÇO?
Nas minhas “leituras cangaceiras” venho encontrando referências a um certo Lucas da Feira sem, no entanto, obter maiores informações sobre essa figura. Agora, porém, caiu-me nas mãos uma antiga conferência pronunciada pelo pesquisador baiano Alberto Silva em 1949, bem fundamentada em sólidas fontes informativas e que lançou...

Francisco Simões
ANTES SÓ QUE...
Digo sem medo de errar que se há alguns seres quase perfeitos, porém nem todo mundo é santo, não mesmo, e digo isto ciente do q ue afirmo e sem medo de errar. Quem se julgar superior, ou acima de problemas e defeitos - digo que se existem seres assim -, estão no que nós crentes acreditamos, ou seja, no céu.

Milton Ximenes
CAÇA - PALAVRAS (III)
Aí vieram mudanças de comportamento: recolhimento às respectivas casas, com saídas raras, sempre sob as observadas cautelas do uso de máscaras respiratórias e constante asseio das mãos. Quarentena foi o apelido que deram a esse período de ausências dos caminhares urbanos.

Frei Betto
DEMOCRACIA CULTURAL
O homem e a mulher são os únicos seres vivos que se contrapõem à natureza. Os demais, das abelhas arquitetas aos macacos africanos que protegem seus recursos de sobrevivência, são todos determinados pela natureza. dos caminhares urbanos.


Livro

Enviesado Sol de Outono
- Rogério Dardeau

Rogerio Dardeau faz um intervalo na sequência de livros sobre vinhos e lança seu segundo romance. Enviesado Sol de Outono é uma narrativa, em primeira pessoa. O protagonista é o britânico Howard Gibbs. Em 266 páginas, Dardeau leva Gibbs, aos 82 anos, a contar a própria trajetória, sempre no tempo real; do nascimento, na pequena Maldon, às vivências que tem, desde que, com 24 anos, decide deixar a Londres bombardeada pela Luftwaffe, na segunda grande guerra. Com destino a Bombaim, na Índia ainda britânica viaja num cargueiro, com paradas em Madeira, Cabo Verde e São Tomé.

Continue a ler aqui.

 
   







 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner (i.m.)
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Beatriz Junqueira Pereira
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Cândido Luiz Fernandes
Carlos Trigueiro
Carol Campos
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)

Enéas Athanázio
Fábio Lau
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima
Müller Barone
Nilza Amaral

Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sergio Faraco
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Valesca Pederiva
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter